Centro Histórico de Piranhas: 9 atrações que você precisa conhecer

alt="centro histórico de Piranhas"

Repleto de atrações para os visitantes e paisagens dignas de cartão postal, o Centro Histórico de Piranhas é considerado uma verdadeira joia cultural no Sertão Brasileiro.

E provando que nada disso é por acaso, vamos te mostrar os 9 destinos do Centro Histórico de Piranhas que mais merecem a sua visita:

Continue lendo e não perca a oportunidade de descobrir a riqueza desse verdadeiro oásis de história, cultura e belezas naturais!

alt="centro histórico de Piranhas"
Centro Histórico de Piranhas: 9 atrações que você precisa conhecer

1- Visite o prédio da Antiga Estação Ferroviária no Centro Histórico de Piranhas

Uma das principais atrações no Centro Histórico de Piranhas, o prédio histórico abriga o Museu do Sertão e exibe uma impressionante coleção de armas, apetrechos, utensílios e roupas da época do Cangaço, incluindo relíquias do próprio Lampião.

Isso sem falar nos itens que remontam à vinda da estrada de ferro Paulo Afonso, à religiosidade popular e às principais embarcações do rio São Francisco: sem dúvidas, uma visita que fará valer a sua viagem para Piranhas!

2- A Torre do Relógio: um local para apreciar a vista do Centro Histórico de Piranhas

Construída em 1878, a instalação situada em frente ao prédio da Antiga Estação exibe o estilo rústico da arquitetura do século XIX.

No alto do edifício, a maravilhosa vista do Centro Histórico de Piranhas e uma deliciosa seleção de cafés te aguarda no Café da Torre nos dias de quarta a domingo, das 10h às 12h e das 15h às 20h.

3- Casa do Patrimônio no Centro Histórico de Piranhas

Construída no século XIX como um antigo almoxarifado da rede ferroviária, a Casa do Patrimônio abriga o escritório do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e oferece uma exposição permanente sobre as navegações do baixo São Francisco: é uma atração imperdível para quem sonha em visitar o Centro Histórico de Piranhas.

4- Palácio Dom Pedro II: um verdadeiro livro de histórias no Centro Histórico de Piranhas

Piranhas fez parte da rota do Imperador Dom Pedro II, que visitou a cidade em 18 de outubro de 1859 e foi hospedado no local que hoje abriga o Conservatório Cacilda Damasceno Freitas, onde você pode assistir aos ensaios da Escola de Música de Piranhas.

Chamada de Palácio dom Pedro II em homenagem à visita do Imperador, a atual sede da prefeitura de Piranhas foi onde as cabeças de Lampião, Maria Bonita e mais 11 cangaceiros foram expostas, em 1937, após o Massacre na Grota do Angico, um destino que você pode visitar partindo de Piranhas na incrível Rota do Cangaço!

5- Casarios coloniais: no Centro Histórico de Piranhas, uma paisagem digna de cartão postal

Além das ruas e ladeiras floridas que destacam as majestosas paisagens na beira do São Francisco, os casarios coloniais dão cores e beleza ao Centro Histórico de Piranhas, onde cada esquina é mais atraente que a outra.

Além disso, você sabia que os casarios de Piranhas já foram cenário de filmes, novelas e séries?

alt="centro histórico de Piranhas"
Casarios de Piranhas, em Alagoas – Foto: acervo pessoal

Pois é, isso mesmo que você acabou de ler: só no Centro Histórico de Piranhas, os encantos da cidade serviram de cenário nas telinhas em Bye Bye Brasil (1979) e Baile Perfumado (1997). Incrível, não?

6- Aprecie a vista do Centro Histórico de Piranhas no Mirante Secular

O Mirante Secular pode ser alcançado de carro ou subindo a escadaria de mais de 360 degraus a partir do Centro Histórico.

No topo, você poderá admirar um elegante monumento que presta homenagem ao povo dos séculos XIX e XX, além de tomar um delicioso chopp gelado no restaurante Flor de Cactus: uma das melhores opções de onde comer em Piranhas!

7- Estátua de Altemar Dutra

Localizada na Orla de Piranhas, a estátua celebra a vida e o legado musical do aclamado Rei do Bolero, além do seu amor pela cidade carinhosamente apelidada por Dom Pedro como a “Lapinha do Sertão”:

O cantor e compositor Altemar Dutra visitava Piranhas com frequência e a estátua faz jus a sua relação com o município, lembrando sua marcante influência na música e na cultura brasileira.

8- O Mirante da Igreja Senhor do Bonfim

Já o Mirante da Igreja do Senhor do Bonfim pode ser acessado subindo aproximadamente 250 degraus da escadaria até alcançar a fantástica vista no topo, marcando o destino da peregrinação dos devotos que vêm pagar as suas promessas:

No alto, há também um monumento em homenagem aos 500 anos do descobrimento do rio São Francisco, comemorados em 2001!

9- Centro de Artesanato, Arte e Cultura

Mais uma parada obrigatória para quem visita Piranhas, aqui você encontra peças artesanais de cerâmica, bordados, tapeçaria e lembranças produzidas por artistas da região: uma ótima parada se você deseja comprar lembrancinhas para quem mais ama!

E aí? Gostou de descobrir as atrações do Centro Histórico de Piranhas?

Então não perca mais tempo: conheça o encanto da cidade de Piranhas, onde história, cultura e natureza se misturam em um passeio turístico imperdível. Clique para montar o seu roteiro com o Conheça Piranhas!

Picture of Conheça Piranhas

Conheça Piranhas

Deixe Piranhas conhecer você!

Compartilhe nas mídias:
Facebook
Email
WhatsApp