Quem foi Maria Bonita: um dos mais lendários (e controversos) ícones da história do Brasil!

alt="quem foi maria bonita'

Já dizia o ditado: “Ao lado de um grande homem, sempre há uma grande mulher”. Neste post, você vai descobrir quem foi Maria Bonita, mulher estava ao lado de Lampião na chefia do bando que virou notícia no The New York Times.

Dona de um temperamento implacável e jeitos extravagantes, a Rainha do Cangaço podia ser tão violenta quanto o marido, e poucos ousaram cruzar o caminho dessa que foi uma das mulheres mais sanguinárias da história do nosso país…

Então se preparem, senhoras e senhores, pois chegou a hora de desvendar quem é Maria Bonita e o que não te contaram sobre o ícone que aterrorizou o sertão e virou este Brasil de ponta-cabeça…

Quem foi Maria Bonita, a personificação feminina da controvérsia!

Para explicar quem foi Maria Bonita na história brasileira, a autora de “Maria Bonita – Sexo, Violência e Mulheres no Cangaço” faz uso da icônica expressão “abusada e arrumadinha feito uma boneca”.

E apesar de falar aqui em um tom mais descontraído, não há dúvidas que Maria Gomes de Oliveira, nascida no povoado de Malhada de Caiçara, era uma espécie de personificação da polêmica e da controvérsia.

alt="quem foi maria bonita"
Quem foi Maria Bonita e sua importância no Cangaço – Foto: reprodução

A começar pelo dia em que fez algo considerado absurdo para o início do século XX com apenas 15 anos, quando rompeu o casamento forçado com o sapateiro José Miguel da Silva pouco antes de se tornar a primeira mulher da história do Cangaço.

Além disso, Maria Bonita entrou para o bando do seu novo companheiro Lampião de forma totalmente voluntária, e seu poder de convencimento foi tão grande que acabou quebrando a resistência dos cangaceiros à participação feminina.

Mas apesar de ter aberto as portas para mais de 30 moças da Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco, o posto de Rainha do Cangaço já pertencia à Maria Bonita e dela imanava um ar de respeito que influenciava até mesmo as decisões de Lampião!

O que ninguém te contou sobre a cangaceira

Apesar de ter sido baleada e decapitada em 1938 na Grota de Angico, a memória dessa personagem histórica continua viva no nosso imaginário, e não é à toa que tanta gente queira entender melhor quem foi Maria Bonita!

E em meio a tantos mistérios até hoje investigados, curiosidades sobre a Rainha do Cangaço é o que não faltam, então dá só uma olhada nas três maneiras de responder à pergunta que não quer calar: quem é Maria Bonita, de fato??

alt="quem foi maria bonita"
Maria Bonita, Lampião e o bando de cangaceiros – Foto: reprodução

1. Tudo… menos “Maria Bonita”

Para desvendar quem foi Maria Bonita, a primeira coisa que você precisa saber é que… não, ninguém a chamava por esse nome, sabe por quê?

Porque o apelido retirado do romance “Maria Bonita”, de Júlio Afrânio Peixoto, foi dado pelos jornalistas cariocas logo após a sua morte, quando, na verdade, todos a chamavam de Maria de Deá ou Maria do Capitão!

2. Quem foi Maria Bonita? Uma das mulheres mais luxuosas que o Sertão já viu!

O seu nível de riqueza estética nunca deixou dúvidas de que se tratava da “rainha do bando”, e essa é outra característica para você entender quem foi Maria Bonita: a dona das joias mais caras do Sertão!

Se não era hora de adrenalina, Maria Bonita podia ser vista como uma belíssima mulher em vestido de seda, com anéis em praticamente todos os dedos, sete colares de ouro e cabelos delicadamente enfeitados por medalhas também de ouro.

3. O extremo oposto de “defensora das mulheres”!

Quando nos perguntamos quem foi Maria Bonita, uma das primeiras coisas que vêm à mente é um grande símbolo de defesa das mulheres, mas a história mostra que a Rainha do Cangaço foi especialmente implacável com o gênero feminino.

Isso porque além de se posicionar como defensora do feminicídio por adultério, ela se chegava a se oferecer para torturar as esposas dos coronéis, muitas vezes arrancando os seus brincos até rasgar os lóbulos das orelhas!

Agora que você já sabe quem foi Maria Bonita e o que não te contaram sobre esse lendário ícone da história, confira nosso artigo sobre a Grota de Angico, lugar onde a Rainha e o Rei do Cangaço tiveram seu fim, até hoje aberto a visitas!

Picture of Conheça Piranhas

Conheça Piranhas

Deixe Piranhas conhecer você!

Compartilhe nas mídias:
Facebook
Email
WhatsApp

Menu

Abrir bate-papo
Bem-vindo à Conheça Piranhas! 🚤🌅

Pronto para uma experiência incrível? Fale com a gente no WhatsApp e planeje seu passeio! 📲