Conheça a Grota do Angico, o museu a céu aberto que vai te transportar para a época do cangaço

alt="grota do angico"

Em 28 de julho de1938, o Nordeste Brasileiro viu uma parte do lendário bando de Lampião chegar ao fim, e foi na Grota do Angico que o rei do Cangaço, sua companheira e mais nove integrantes sofreram a sua maior e derradeira derrota.

Mas o que muitos não sabem é que a Grota do Angico, situada em Poço Redondo (SE), ainda é muito visitada por turistas que desejam ver, com os seus próprios olhos, o ponto exato onde ocorreu um dos episódios mais controversos da história do Brasil!

Se você quer saber mais, fique com a gente até o final para descobrir o que torna esse passeio tão icônico, misterioso e, acima de tudo, imperdível. Vamos lá?

Grota do Angico: a famosa Rota do Cangaço

Passeio turístico pela Grota do Angico – Foto: acervo pessoal

Partindo do atracadouro de Piranhas, é possível pegar uma embarcação até o Cangaço Eco Parque ou o Espaço Ecológico Angicos, de onde você seguirá pela Rota do Cangaço até a Grota do Angico.

Chegando no Cangaço Eco Parque, você pode já ir direto para a trilha de 1,5 km ou passar um tempinho tomando banho de rio e descansando nas espreguiçadeiras e redes, por que não?

Já para quem vai pelo Espaço Ecológico Angicos, a trilha tem apenas 900m e segue o percurso que os volantes teriam feito em 1938, quando o bando acampou na Grota do Angico pouco tempo antes de amanhecer com chuva de tiros.

Essa caminhada pode levar entre 30 minutos e 1 hora, até que você encontrará o misterioso local onde Lampião, Maria Bonita e mais 9 companheiros tiveram suas cabeças cortadas pela Polícia Volante, para que depois fossem expostas nos degraus da prefeitura de Piranhas e em outras cidades brasileiras.

E olha que legal: você sabia que na Grota de Angico a gente consegue ver, incrustadas nas rochas, as balas disparadas no confronto??

Pois saiba que essa é só uma das coisas que tornam esse destino tão especial, junto à paisagem exótica e imponente do único bioma 100% brasileiro: a Caatinga!

Isso sem falar na presença dos incríveis guias, que deixam tudo ainda mais divertido quando começam a contar as histórias que o icônico e polêmico Rei do Cangaço deixou para a eternidade.

Vai visitar a Grota do Angico? Atenção para o “pulo do gato”!

Se você vai visitar a Grota do Angico e não é muito fã do calor, evite caminhar em horários próximos ao meio-dia, uma vez que o sol a pino do sertão não é brincadeira, ainda mais se você não está acostumado a fazer caminhada.

Outra dica é sempre estar com sapato fechado, boné e filtro solar, sem esquecer de levar aquela garrafinha para quando bater a sede (acredite, você vai nos agradecer depois por isso!).

A Grota do Angico marca o fim do Cangaço

Em toda a história do Brasil, poucos episódios foram tão controversos quanto o Cangaço, e não é à toa que a Grota do Angico recebe tantas visitas não só de turistas, mas também dos historiadores que até hoje tentam solucionar alguns dos mistérios por trás do evento.

Na verdade, toda essa história ainda guarda muito mistério, e com o episódio da Grota do Angico não podia ser diferente: quem poderia ter traído o bando? Por que Lampião insistiu que o local era seguro? Como a volante descobriu o esconderijo?

Também não sabemos o que de fato levou Virgulino Ferreira da Silva a entrar para o cangaço e aterrorizar governos, elites e coronéis por mais de uma década, sem falar que ainda hoje há quem defenda que o pernambucano teria sido uma espécie de “justiceiro social”.

Mas uma coisa é certa: o Nordeste brasileiro nunca mais foi o mesmo após testemunhar esse homem controverso que, com tanta facilidade em usar o rifle, mas parecia um lampião aceso nas noites da caatinga!

Viu como vale à pena fazer um passeio até a Grota do Angico?

Bem… o Cangaço é um episódio que até hoje ocupa não só o que há de mais rico na produção literária e cinematográfica nacional, como também o nosso próprio imaginário, já que convenhamos – é impossível esquecer tantas histórias herdadas do polêmico Lampião.

Picture of Conheça Piranhas

Conheça Piranhas

Deixe Piranhas conhecer você!

Compartilhe nas mídias:
Facebook
Email
WhatsApp

Menu

Abrir bate-papo
Bem-vindo à Conheça Piranhas! 🚤🌅

Pronto para uma experiência incrível? Fale com a gente no WhatsApp e planeje seu passeio! 📲