Top 5 Cangaceiros: Conheça Além de Lampião

alt="maiores cangaceiros do brasil"

Se você é fascinado pela história do cangaço no Brasil e sempre se perguntou se Lampião foi o único grande cangaceiro, então este artigo é para você: quem foram os maiores cangaceiros do Brasil e qual foi a sua importância na história do Sertão Nordestino?

Para responder essa pergunta, a agência Conheça Piranhas preparou um TOP #5 dos maiores cangaceiros do Brasil: esses homens e mulheres ficaram marcados na história por sua coragem, estratégia e habilidade com as armas, eternizando-se como ídolos da cultura nacional.

Dito isso, prepare-se para mergulhar nessa história cheia de ação e aventura, porque esse top #5 está cheio de curiosidades que te deixarão de queixo caído!

Top #5 maiores cangaceiros do Brasil

Que Lampião é um dos maiores ícones da história do Nordeste todo mundo já sabe, mas alguém já contou que o Rei do Cangaço não foi o primeiro (nem o único!) grande cangaceiro que o nosso país já viu? Confira abaixo a lista dos maiores cangaceiros do Brasil, em ordem cronológica:

alt="maiores cangaceiros do Brasil"
Os maiores cangaceiros do Brasil: conheça a história dos 5 mais conhecidos – Foto: reprodução

1. Jesuíno Brilhante: o pioneiro entre os maiores Cangaceiros do Brasil

Começaremos o nosso top #5 maiores cangaceiros do Brasil com a primeira figura do cangaço a deixar o país de cabelos em pé: nascido em Alagoas e conhecido por liderar um dos grupos mais temidos da história do Nordeste, seu apelido “Jesuíno Brilhante” foi uma homenagem a sua destreza e habilidade com as armas.

Com um título tão imponente, é de se esperar que a fama do primeiro “Robin Hood” do Sertão tenha se espalhado num piscar de olhos, destacando-se pela frequência não só das ações sociais, mas também pelos confrontos com a polícia, causa da sua morte em 1879.

2. Antônio Silvino: um dos maiores cangaceiros do Brasil teve um final inusitado!

Também conhecido como “Rifle de Ouro”, o paraibano Antônio Silvino nasceu em 1875 e ficou famoso não só como um dos maiores Cangaceiros do Brasil, mas também como o Rei do Cangaço que antecedeu Lampião: chegando a comandar a maioria dos bandos, Silvino atingiu uma soberania jamais vista entre seus antecessores.

… e aí é que a história fica ainda mais interessante!

Após ser preso em 1914, fugir e voltar ao Cangaço com tudo, Silvino finalmente se rendeu à polícia e, ao seguir como fazendeiro até 1944, escolheu o destino mais incomum para um grande líder do Cangaço: voltar a viver uma vida simples e… comum.

3. Lampião: o Rei entre os maiores cangaceiros do Brasil

Muito conhecido por todos, o icônico Rei do Cangaço não poderia faltar na lista de maiores cangaceiros do Brasil: nascido em 1897, o pernambucano não só liderou o bando mais poderoso da história do Cangaço, mas também se eternizou como herói para muitos nordestinos.

Apelidado de Lampião em referência aos tiros que clareavam tudo ao seu redor, Virgulino Ferreira da Silva desistiu do ofício de artesão na intenção de vingar o assassinato policial do seu pai, e jamais uma figura na história conseguiu intimidar as autoridades nacionais tanto quanto o Rei do Cangaço!

4. Corisco: entre os maiores cangaceiros do Brasil, o herdeiro de Lampião

Após a morte de Lampião no massacre da Grota do Angico, era a vez de Corisco assumir a liderança do bando:

Conhecido por sua bravura e habilidade no manejo do rifle, Corisco morreu durante um confronto com a polícia junto a sua esposa Dadá, a única cangaceira a portar um fuzil e a maior rival do próximo nome no nosso top #5…

5. Maria Bonita: a primeira mulher entre os maiores Cangaceiros do Brasil

E para fechar a nossa lista, é claro que não poderíamos esquecer a primeira mulher a entrar para o cangaço: a sergipana [Maria Bonita] foi esposa e braço direito de Lampião, assumindo posição de autoridade no bando e se destacando como a grande Rainha do Cangaço.

E aí, gostou de conhecer os 5 maiores cangaceiros da história do Brasil?

Para saber mais, confira nosso post sobre o Cangaço Brasileiro e o que a cidade de Piranhas pode tem a ensinar sobre um dos temas mais preciosos na história do país!

Picture of Conheça Piranhas

Conheça Piranhas

Deixe Piranhas conhecer você!

Compartilhe nas mídias:
Facebook
Email
WhatsApp

Menu

Abrir bate-papo
Bem-vindo à Conheça Piranhas! 🚤🌅

Pronto para uma experiência incrível? Fale com a gente no WhatsApp e planeje seu passeio! 📲