Localizado em Canindé de São Francisco, o Espaço Angicos faz parte da Rota do Cangaço e esbanja os cenários cinematográficos exibidos nas novelas Velho Chico e Cordel Encantado, além da minissérie Amores Roubados.
Um dos principais empreendimentos turísticos em Alagoas, trata-se de um destino imperdível para quem visita à região dos cânions e da Lapinha do Sertão, com sua culinária irresistível e a maravilhosa exibição da flora e da fauna local.
Dito isso, o acesso ao Espaço Angicos é realizado através de embarcações partindo da cidade de Piranhas, localizada a 270 km de Maceió e a 85 km de Paulo Afonso. Continue a leitura e descubra o que te espera nesse incrível destino!
O passeio até o Espaço Angicos
A partir do atracadouro em Piranhas você já começa o passeio até o Espaço Angicos da melhor maneira possível: navegando pelas águas do Velho Chico, atravessando paisagens cinematográficas e curtindo a maravilhosa brisa que faz os 40 minutos de viagem passarem voando.
E chegando no Espaço Angicos é que tudo fica ainda melhor: você tem 4 horas para tomar um banho no rio, curtir o skibunda e (é claro!) aproveitar a incrível trilha histórica até a Grota de Angicos, onde se deu a morte de Lampião e Maria Bonita, no município de Poço Redondo.
Espaço Angicos: o ponto de partida para a Rota do Cangaço
A trilha de 680 metros do Espaço Angicos até a Grota de Angicos recebe o nome de Rota do Cangaço, e que ótima oportunidade de dar aquele mergulho no passado e contemplar o único bioma 100% brasileiro: a Caatinga!
Todos os passeios são guiados, e não faltarão histórias para você conhecer as mais impressionantes aventuras de Lampião: enquanto isso, aproveite para escutar o som dos pássaros e contemplar as riquezas naturais da Unidade de Conservação Monumento Natural do Angico.
Do Espaço Angicos para a Grota de Angicos
Partindo do Espaço Angicos, a trilha até a Grota de Angicos é a mesma percorrida pela Volante na madrugada do dia 28 de julho de 1938, logo antes de emboscar Lampião, Maria Bonita e parte do maior bando da história do Cangaço.
Considerada o destino final da Rota do Cangaço, a Grota de Angicos conta sua história através da marcação das balas de metralhadora nas rochas, além do memorial com os nomes das vítimas e duas cruzes.
Visite a antiga casa do coiteiro Pedro Cândido no Espaço Angicos
No início da trilha você se depara com a casinha de taipa de Pedro Cândido, um dos mais misteriosos e implacáveis membros do bando de Lampião, acusado de denunciar o esconderijo onde se deu a morte dos Reis do Cangaço, um volante policial e mais nove cangaceiros.
Extremamente conservada, a casa de pau a pique exibe no seu interior um riquíssimo acervo de relíquias e utensílios da época, que tornam a Casa Memorial Coiteiro Pedro Cândido um dos destinos mais queridos da região!
Retorne ao Espaço Angicos para o almoço
Depois de fazer a sua trilha e se refrescar nas águas do Velho Chico, o delicioso almoço do Restaurante Angicos vem em boa hora e o cardápio está repleto das mais diversas comidas típicas, com destaque para o peixe empanado.
Além da culinária de primeira linha e do atendimento super cordial, você ainda pode comprar as suas lembrancinhas da loja de artesanato local e aproveitar os redários, os lounges e os skibundas do Espaço Angicos. É ou não é pura diversão?!
E aí? Ficou animado para conhecer o Espaço Angicos?
Então não deixe de planejar o seu passeio em Piranhas e seus arredores. Clique no link solicite o seu roteiro na Lapinha do Sertão!