Cânions Dourados: o melhor pôr do sol da sua vida te aguarda na divisa entre Alagoas e Sergipe

alt="cânions dourados"

Com seus paredões rochosos de cerca de metros percorridos pelas águas cristalinas do São Francisco, os Cânions Dourados são um verdadeiro espetáculo da natureza.

Localizado nas proximidades de Piranhas, o destino situado em Olho d’Água do Casado é ideal para quem curte um momento de aventura, tranquilidade e contemplação, sem falar na vista do pôr do sol que mais se assemelha a um verdadeiro espetáculo.

Ficou curioso??

Então continue com a gente e descubra o que te aguarda nessa verdadeira maravilha da natureza, mais conhecida como Cânions Dourados. Vamos nessa?!

Cânions Dourados: um mirante natural nos cânions do Xingó

Situados na divisa de Alagoas e Sergipe, os Cânions Dourados são um dos principais atrativos do Complexo Turístico de Xingó, e não é à toa: com seu majestoso pôr do sol em meio a um dos maiores cânions navegáveis do mundo, é impossível não ficar encantado com a magia deste lugar.

Além de ser um destino obrigatório em sua viagem para Piranhas, trata-se de uma oportunidade única para descansar, se conectar com a natureza e curtir a melhor vista dos cânions na companhia de quem você mais ama (sem falar que esse cenário não pode faltar no seu feed do Instagram, certo?!).

Como chegar aos Cânions Dourados?

Partindo de Piranhas, há diversas opções de transporte até os Cânions Dourados: uma das mais populares é através de passeios de catamarã pelo rio São Francisco, com duração média de 3 horas.

Também é possível chegar aos cânions seguindo de carro pela rodovia AL-220 ou através de trilhas ecológicas, que podem ser feitas a pé ou de bicicleta, com duração média de 2 horas. A melhor escolha é a que mais se ajusta aos seus objetivos e à sua programação!

Agora que você conhece os Cânions Dourados, confira a inusitada história dos Cânions do Xingó

Com inúmeras opções de passeios de barco, mergulho, trilhas ecológicas e esportes radicais, os cânions do Xingó são um destino obrigatório em seu roteiro de viagem pelo rio São Francisco, mas você sabia que essa paisagem só surgiu com a construção da Usina Hidroelétrica de Xingó, em 1987?

Isso mesmo:

Com o represamento das águas do Velho Chico por uma das maiores obras da engenharia do Nordeste, um lago com mais de 65 mil hectares foi formado na região dos majestosos paredões de (pasme!) mais de 60 milhões de anos.

E não para por aí, já que uma intensa campanha de resgate arqueológico entre 1988 e 1997 resultou no acervo de mais de 50 mil registros gráficos, fósseis e esqueletos humanos da pré-história, hoje expostos no Museu Arqueológico do Xingó em Canindé do São Francisco: uma verdadeira viagem no tempo que não pode ficar fora do seu passeio!

alt="cânions dourados"
Cânions Dourados: o melhor pôr do sol da sua vida te aguarda na divisa entre Alagoas e Sergipe – Foto: acervo pessoal

Depois de uma tarde de aventuras, é hora de aproveitar a noite sertaneja!

Depois de um dia recheado de aventuras, nada melhor que curtir o clima fresco da noite sertaneja enquanto experimenta os melhores drinks no Centro Histórico.

São inúmeras opções de bares, cachaçarias e restaurantes para todos os gostos: de petiscos e drinks aos cardápios regionais com o mais alto nível de qualidade, as melhores opções de onde comer em Piranhas incluem ambientes mais intimistas e (é claro!) espaços com música ao vivo para você curtir a todo vapor.

E por que não aproveitar o dia seguinte para explorar as maravilhas do Centro Histórico de Piranhas?!

Carinhosamente apelidada de Lapinha do Sertão por Dom Pedro II, a cidade foi oficializada como Patrimônio Histórico pelo IPHAN em 2004, com maravilhas históricas e paisagísticas que vão desde as escadarias do Mirante Secular até os itens utilizados pelo Rei do Cangaço, hoje expostos no Museu do Sertão.

E partindo do atracadouro de Piranhas você ainda embarca na famosa Rota do Cangaço, o passeio de barco e trilha que conta a história de Lampião, Maria Bonita e seus companheiros até a famosa Grota de Angico: local da troca de tiros que matou o Rei do Cangaço em 1938.

Não há como negar que os Cânions Dourados e suas proximidades são verdadeiros tesouros do Nordeste brasileiro: com uma beleza paisagística de cair o queixo, esse destino é um convite para explorar, se divertir e se apaixonar.

Dito isso, não perca mais tempo: embarque nesta aventura com a agência Conheça Piranhas e descubra o que o sertão de Alagoas tem de melhor a oferecer!

Picture of Conheça Piranhas

Conheça Piranhas

Deixe Piranhas conhecer você!

Compartilhe nas mídias:
Facebook
Email
WhatsApp

Menu

Abrir bate-papo
Bem-vindo à Conheça Piranhas! 🚤🌅

Pronto para uma experiência incrível? Fale com a gente no WhatsApp e planeje seu passeio! 📲