Se você está pensando em se aventurar na “Lapinha do Sertão” e não faz ideia de como traçar o seu roteiro, prepare o papel e a caneta, pois neste artigo te daremos as melhores dicas sobre o que fazer em Piranhas!
Localizada no estado de Alagoas, essa cidade é reconhecida pelo IPHAN como patrimônio histórico nacional e encanta turistas do Brasil inteiro com atrações que vão desde os gigantescos cânions do rio São Francisco até os casarios coloniais que dão vida às ruas.
Ficou curioso? Pois saiba que você ainda não viu nada: continue a leitura para descobrir o que fazer em Piranhas e saiba o que torna cada uma dessas atrações tão imperdível.
O que fazer em piranhas: tudo que você precisa saber!
Agora que você já sabe que não faltam opções do que fazer em Piranhas, é hora de arrumar suas malas e partir para esse labirinto de aventuras, que pode ser acessado por ônibus partindo das cidades de Maceió (284 Km) e Aracaju (199 Km).
Chegando lá, os destinos a seguir não podem faltar no seu roteiro:
1. Cânions do Xingó
Ocupando o 5° lugar entre os maiores cânions navegáveis do mundo, os Cânions do Xingó não ocupam o topo da nossa lista do que fazer em Piranhas à toa!
Afinal, essa gigantesca formação de rochas areníticas se projeta nas margens do rio São Francisco, encantando os turistas com seus tons alaranjados enquanto eles passeiam de cataramã pelas águas do Velho Chico.
E fique tranquilo: você poderá, sim, fazer aquela paradinha para dar um bom mergulho e sentir a imensidão desse que é considerado o maior rio totalmente brasileiro, com uma extensão de nada menos que 2800 km!
2. Rota do Cangaço
E é claro que a Rota do Cangaço não poderia faltar no seu roteiro do que fazer em Piranhas, já que aqui se desenrolaram episódios do cangaço que até hoje se eternizam na literatura e na cinematografia brasileira!
Imagina se nós disséssemos, por exemplo, que essa trilha segue o percurso feito pela Polícia Volante do governo Vargas na caça ao bando de Lampião?
Pois bem: essa é só uma das surpresas que esse caminho rico em histórias tem para te contar, tornando cada vez mais instigante a trilha até a Grota de Angicos – local onde Lampião e seus companheiros foram pegos em uma emboscada e mortos.
3. Usina Hidrelétrica de Xingó
Sim, é nas proximidades nessa cidade que você encontrará a hidrelétrica de Xingó, que não só oferece uma bela vista do pôr do sol, como também pode ser visitada de perto em várias etapas de funcionamento, oferecendo aos turistas a experiência única de conhecer uma das maiores usinas hidrelétricas do rio São Francisco.
4. Centro Histórico de Piranhas
E para terminar, o Centro Histórico de Piranhas encanta com sua arquitetura colonial, onde você pode visitar a Torre do Relógio, o Museu do Sertão e uma infinidade de restaurantes e bares noturnos com ar descontraído, música animada e boa culinária.
Além disso, no topo de uma serra destaca-se a Igrejinha de Nosso Senhor do Bonfim com a sua imensa escadaria branca, um dos grandes responsáveis pelo ar de leveza, charme e aconchego que torna o Centro Histórico de Piranhas um local simplesmente irresistível!
E aí? Gostou de descobrir o que fazer em Piranhas???
Sem dúvidas, a popularidade cada vez maior desse destino não é à toa, já que a cidade é rica não só em referências históricas nacionais, mas também em belezas naturais e arquitetônicas capazes de tirar o fôlego.
Então agora que você já sabe o que fazer em Piranhas, é hora de arrumar as malas e embarcar de uma vez por todas nessa jornada inesquecível. Aproveite!!!