Canindé de São Francisco: o outro lado dos cânions promete muito!

alt="Canindé de São Francisco"

Um lugar mágico à beira do Velho Chico: esse bem que poderia ser o slogan da cidade de Canindé de São Francisco–SE, um dos lugares mais visitados pelos turistas que buscam o máximo de aventura e lazer no sertão nordestino.

E não é à toa, já que esse passeio se destaca por uma riqueza cultural simplesmente inestimável, sem falar nas inúmeras belezas naturais que se erguem sobre as margens do maior e mais importante rio do Nordeste.

Já bateu aquela curiosidade, não foi? Então fique com a gente para saber como aproveitar ao máximo a cidade de Canindé de São Francisco: muito provavelmente um dos melhores destinos que você visitará em sua vida

O que fazer em Canindé de São Francisco?

A apenas 12 km do famoso município de Piranhas (AL), Canindé de São Francisco reúne alguns dos atrativos culturais, naturais e históricos mais importantes de todo o Nordeste, e acredite: é impossível não ficar espantado com os encantos desse paraíso sertanejo.

Mas como nenhum adjetivo é capaz de abranger o quão incrível é esse destino, não vamos descrever, vamos mostrar: confira a seguir o que pode ser feito no seu passeio em Canindé de São Francisco!

1. Cânions do Xingó: o coração de Canindé de São Francisco

No limite entre Canindé de São Francisco e Piranhas, dois majestosos paredões de rochas areníticas esbanjam imponência e exibem sua imensidão para quem navega de cataramã pelas águas do Velho Chico…

Além de ser um dos maiores cânions navegáveis do mundo, essa formação oferece as mais variadas opções de trilhas, sem falar que é um lugar perfeito para esportes como escalada, rapel e trekking, muito queridas pelos fãs de aventura!

2. Se você nunca imaginou que um dia entraria em uma usina hidrelétrica, em Canindé de São Francisco você pode!

Sim, isso mesmo que você leu: em Canindé de São Francisco, a Usina Hidrelétrica de Xingó está de braços abertos para quem deseja entrar e dar uma olhadinha em suas turbinas, reatores e transformadores magnéticos.

Admita: como todo brasileiro, você já deve ter tido essa curiosidade, e agora chegou a chance de conhecer de pertinho como funciona uma das maiores hidrelétricas do país, sempre com o acompanhamento de um guia credenciado pela (CHESF)!

3. Museu Arqueológico de Xingó: nossa próxima parada em Canindé de São Francisco

Se você já está impressionado com tudo o que dá pra fazer em Canindé de São Francisco, acredite: a lista fica ainda melhor, a começar pelo Museu Arqueológico de Xingó, que, fica beeeem pertinho da usina, sabe por quê?

alt="canindé de são francisco"
Museu Arqueológico de Xingó: nossa próxima parada em Canindé de São Francisco – Foto: reprodução

Porque o que hoje conhecemos como Usina do Xingó já chegou a abrigar, antes da construção da barragem, uma SÉRIE de sítios arqueológicos com milhares de pinturas rupestres, fósseis e esqueletos humanos da pré-história!

E graças a uma árdua operação da Universidade Federal de Sergipe, deu tempo de resgatar e guardar no museu a maior parte do acervo: que alívio, não?

4. Siga de Canindé de São Francisco para a Grota de Angico

A gente falou que a lista fica cada vez melhor, então segura essa: você sabia que foi pertinho de Canindé de São Francisco que Lampião e seus companheiros foram decapitados a mando do governo de Getúlio Vargas?

E se nós disséssemos que você pode visitar o exato local onde se desenrolou o episódio mais polêmico e misterioso da história do Cangaço?

Pois então parta para o atracadouro de Piranhas e desembarque no Espaço Ecológico Angicos:

De lá você vai seguir a trilha feita pelos volantes que encontraram o bando na Grota de Angico, um verdadeiro santuário de vegetação xerófila que até hoje exibe resquícios do episódio!

5. Vale dos Mestres: a hora do descanso em Canindé de São Francisco

Ainda partindo de Canindé de São Francisco, você pode fazer uma trilha para o Vale dos Mestres, um verdadeiro oásis onde você pode esquecer o tempo, aproveitar o silêncio contemplativo e relaxar.

O combo não poderia ser melhor: piscinas naturais morninhas, floresta preservada e pinturas rupestres de pelo menos 3 mil anos são alguns dos atrativos que marcam esse impressionante trecho dos cânions.

alt="canindé de são francisco"
Vale dos Mestres: a hora do descanso em Canindé de São Francisco – Foto: reprodução

6. Praia do rio São Francisco

Mais um destino para descansar em Canindé de São Francisco, essa praia proporciona uma bela vista da vegetação litorânea em contraste com o rio: aproveite para tomar um banho e escolha um bar para passar a tarde, vale à pena assistir ao pôr do sol!

7. Cachoeira do Lajedão

E para fechar a nossa lista do que fazer em Canindé de São Francisco, nada melhor que a Cachoeira do Lajedão, onde você pode fazer algumas trilhas super emocionantes e, é claro, aproveitar um delicioso banho de cachoeira.

O destino está situado na rodovia SE-206 e pode ser visitado com a ajuda de trilheiros locais!

Como chegar em Canindé de São Francisco?

Para chegar em Canindé de São Francisco, você pode partir de Piranhas (a 12 km) seguindo pela estrada para Olho Dágua do Casado, caminho que leva cerca de 20 minutos.

Você também pode partir de Maceió (270 km) ou Aracaju (200 km), levando média 4 horas e 3 horas e 30 minutos, respectivamente

Onde comer em Canindé de São Francisco?

Apesar de se destacar pelos seus atrativos para os olhos, é claro que Canindé de São Francisco é também um atrativo para o estômago, e prova disso são os seus incríveis restaurantes com as melhores opções para você sentir aquele gostinho do sertão nordestino.

Dito isso, dá só uma olhada nas nossas recomendações:

  • Espaço Ecológico Angicos: com uma paisagem deslumbrante e áreas de lazer à beira do Velho Chico, o restaurante é um dos melhores em Canindé de São Francisco e faz valer à pena todo o trajeto de ida, que pode ser feito em um cataramã ou lancha! Além de ser famoso por sua tilápia, o local ainda serve como ponto de partida para a trilha que leva até a Grota de Angico. Não é mesmo incrível?
  • Aconchego do Matuto: também situado nas margens do rio, esse é mais um dos melhores hotéis e restaurantes em Canindé de São Francisco, ideal para quem busca aproveitar seus pratos típicos e se divertir com os filhos nas áreas arborizadas.
  • ·Karrancas: aqui desembarcam cataramãs que partem de Canindé de São Francisco e cruzam os cânions. Além disso, o restaurante é conhecido por sua infraestrutura que abriga áreas para banho e alta gastronomia.

Onde eu me hospedo em Canindé de São Francisco?

Além de possuir atrativos incríveis, a cidade de Canindé de São Francisco conta com uma ótima estrutura de hotéis e pousadas para você descansar profundamente após um dia de aventura. Confira:

  • Xingó Parque Hotel: com piscina, área verde e sala de jogos, é uma ótima opção se você vai viajar com crianças em uma viagem em família
  • Aconchego do Matuto: com um design rústico que faz referências à tradição local, o hotel se destaca pelo requinte do seu restaurante, uma das maiores referências gastronômicas da região
  • Pousada Cecília: conhecida pelo seu custo-benefício e uma excelente localização, é mais uma ótima hospedagem em Canindé de São Francisco
  • Pousada Rekinty: essa opção também é conhecida pelo seu custo-benefício, que a torna ideal para casais que desejam se divertir sem gastar muito

Terminou o passeio em Canindé de São Francisco? Conheça o patrimônio histórico de Piranhas!

Se você chegou até aqui e já está apaixonado por Canindé de São Francisco, espere para ver o que te aguarda na cidade vizinha:

Considerada patrimônio histórico nacional pelo IPHAN, Piranhas é outro destino obrigatório para quem visita as margens do Velho Chico, e seus casarios coloridos entre morros ostentam um charme totalmente único, carismático e encantador.

Além disso, o que não faltam são opções de bares e restaurantes para você descansar sob os ares provincianos da cidade que foi carinhosamente apelidada por Dom Pedro como a “Lapinha do Sertão”!

Neste texto, você descobriu o que fazer para aproveitar ao máximo suas férias em Canindé de São Francisco: uma das cidades mais importantes para o turismo no Nordeste.

Dito isso, o que você achou de Canindé de São Francisco? Está pronto para partir nessa aventura?

Picture of Conheça Piranhas

Conheça Piranhas

Deixe Piranhas conhecer você!

Compartilhe nas mídias:
Facebook
Email
WhatsApp

Menu

Abrir bate-papo
Bem-vindo à Conheça Piranhas! 🚤🌅

Pronto para uma experiência incrível? Fale com a gente no WhatsApp e planeje seu passeio! 📲