Museu de Arqueologia de Xingó: uma viagem para a Pré-História

alt="museu de arqueologia de Xingó"

Você está pensando em conhecer a região de Piranhas e Canindé de São Francisco? Então não deixe de explorar o Museu de Arqueologia de Xingó: uma das grandes referências brasileiras em ciência e arqueologia!

Tudo começou quando a construção da Hidrelétrica de Xingó anunciou o alagamento de mais de 56 sítios arqueológicos, 15 sítios gráficos e 2 áreas de cemitério com esqueletos humanos da Pré-História.

E após uma campanha massiva de salvamento arqueológico entre 1988 e 1997, o que temos hoje é um acervo com nada menos que 50.000 peças expostas no Museu de Arqueologia de Xingó, que atrai milhares e milhares de turistas todos os anos!

Então se prepare, porque agora vamos te dar todos os motivos para você conhecer o fantástico Museu de Arqueologia de Xingó:

Conhecendo o Museu de Arqueologia de Xingó

Muito se fala sobre os Cânions do São Francisco, mas o que muita gente não imagina é que, para além dos majestosos paredões alaranjados, podemos encontrar vestígios de mais de 9 mil anos em lugares como o Vale dos Mestres e o Museu de Arqueologia de Xingó.

Localizado em Canindé de São Francisco (a 12 minutos de Piranhas), o Museu de Arqueologia de Xingó foi criado pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e fica pertinho da usina, exibindo o seu acervo quarta a domingo, 8h30 às 16h30.

Além dos incríveis fósseis, pinturas rupestres e esqueletos humanos da pré-história, você ainda tem a chance de ver de perto os artefatos usados pelos primeiros habitantes da região, estrategicamente posicionados conforme o programa de ação educativa da UFS.

Não vamos deixar de mencionar, é claro, o edifício que comporta não só os espaços para reserva técnica, como também uma série de laboratórios onde os pesquisadores analisam artefatos, fósseis, desenhos rupestres e topografia.

E você pode encontrar o resultado desse trabalho arqueológico nas exposições temporárias, que trazem ainda mais novidade ao acervo permanente e tornam o passeio muito mais divertido!

alt="museu arqueológico de xingó"
Museu de Arqueologia de Xingó: uma viagem para a Pré-História – Foto: reprodução

Quando visitar o Museu de Arqueologia de Xingó?

1 hora é tempo suficiente para conhecer o acervo do Museu de Arqueologia do Xingó, que fica próximo tanto da Usina Hidrelétrica de Xingó quanto do píer de onde os catamarãs partem para os cânions.

Caso você vá de carro, você pode acabar se deparando com os portões do estacionamento fechados e isso pode dar a impressão de que o museu não está funcionando, mas fique tranquilo: é só notificar sua entrada para poder estacionar o veículo!

E o mais legal de tudo: com um ingresso de apenas 15,00, o Museu de Arqueologia de Xingó dá um show em organização, didática e atendimento, com guias extremamente acolhedores que tornam a experiência ainda mais interessante…

Além disso, a riquíssima infraestrutura do museu também merece destaque, com painéis, estátuas e simulações de terrenos que fazem a gente se sentir como se tivesse voltado no túnel do tempo para conhecer o estilo de vida do homem pré-histórico!!

Só para você ter uma ideia, muitos turistas afirmam sentir um frio na barriga e uma enorme emoção ao segurar as ferramentas que os seus antepassados utilizaram há mais de 9 mil anos, sem falar que o Museu de Arqueologia de Xingó é o passeio perfeito para levar crianças

E aí, viu como vale à pena fazer uma visita ao Museu de Arqueologia de Xingó??

Com uma infraestrutura invejável e uma riqueza arqueológica de cair o queixo, o Museu de Arqueologia de Xingó (também conhecido como MAX) é um passeio obrigatório para quem tem o privilégio de dedicar as férias às cidades de Canindé de São Francisco e Piranhas.

Picture of Conheça Piranhas

Conheça Piranhas

Deixe Piranhas conhecer você!

Compartilhe nas mídias:
Facebook
Email
WhatsApp

Menu

Abrir bate-papo
Bem-vindo à Conheça Piranhas! 🚤🌅

Pronto para uma experiência incrível? Fale com a gente no WhatsApp e planeje seu passeio! 📲