Conheça as maravilhas dos Cânions do Rio São Francisco

alt="cânions do rio são francisco"

Os Cânions do Rio São Francisco, entre Sergipe e Alagoas, são uma atração imperdível para quem visita à região de Piranhas. Banhada pelas águas do Velho Chico, a pequena cidade do sertão de Alagoas é carregada de história e beleza por toda parte. 

Uma das maiores atrações locais é também conhecido como Cânion do Xingó. São formações rochosas que cortam todo o trajeto de águas verdes. O trajeto pode ser feito de lancha e passeio de catamarã e passeio de barco. É possível visitar esse lugar saindo dos dois estados, em Sergipe pela base de Canindé de São Francisco.

Se você está pensando em conhecer a cidade de Piranhas, continue a leitura abaixo. Você vai aprender detalhes do turismo local, onde comer, o que fazer e as principais atrações. Vamos lá?

Como chegar em Piranhas

Apesar da sua nascente ser em Minas Gerais, o Rio São Francisco é famoso por cortar estados do Nordeste. Piranhas, banhada por essas águas, fica em Alagoas e é uma cidade tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional e também é conhecida como “Lapinha do Sertão”

alt="cânions do rio são francisco"
Cidade de Piranhas, em Alagoas – Foto: Acervo pessoal

Ela é dividida em duas partes “cidade de baixo e de cima”. Mas, os moradores do local costumam chamar de “Piranhas velha e Piranhas nova”. Para chegar na cidade é possível fazer de 3 formas: carro, transfer e ônibus. A escolha vai de acordo com o bolso do visitante. 

No entanto, trouxemos todas elas para você decidir qual a melhor maneira de fazer esse percurso:

  • Para ir de ônibus é preciso ficar atento aos horários, partindo de Aracaju são 3 horários por dia até Canindé de São Francisco.
  • Transfer é uma opção para quem deseja mais comodidade e quer ir direto do aeroporto. É possível buscar empresas que fazem o trajeto pela internet ou pedir indicação diretamente com a nossa agência.
  • A última opção é alugar um carro. A estrada que dá acesso à cidade é bem sinalizada, possui ótimas condições e não tem pedágio, partindo de Aracaju.

Pontos turísticos de Piranhas

Apesar da cidade ser pequena, existem muitas opções de pontos turísticos para todos os gostos. Veja quais são elas:

Torre do Relógio

A Torre do Relógio em Piranhas é incrível à noite. Ela foi construída em 1878, tem uma vista linda da cidade. No topo, o Café da Torre serve um delicioso café coado. À noite, a vista iluminada do Centro Histórico é deslumbrante. Uma opção maravilhosa para quem quer tirar muitas fotos.

Ah, vale lembrar que o Café da Torre funciona de quarta a domingo, das 10h às 12h e das 15h às 20h.

alt="cânions do rio são francisco"
Torre do Relógio, localizada em Piranhas, Alagoas – Foto: Reprodução Internet

Mirante Secular

Antes de mais nada, o Mirante Secular oferece uma vista incrível do Centro Histórico, especialmente à noite. Você pode chegar de carro ou subir os mais de 360 degraus. No topo, há um monumento em homenagem aos séculos XIX e XX. 

O restaurante Flor de Cactus é ótimo e serve um chopp gelado delicioso. Mas fique atento porque ele fecha cedo, às 19h. 

Casarios Coloniais

Os casarões coloniais do Centro Histórico de Piranhas são uma atração, tanto de dia quanto à noite, mas é à noite que ganham um charme especial com as luzes da cidade. Suas ruas floridas e ladeiras destacam as belas paisagens às margens do São Francisco, tornando ainda mais encantador. 

alt="cânions do rio são francisco"
Casarios seculares em Piranhas, Alagoas – Foto: Acervo Pessoal

Além disso, esses casarões já foram cenário de filmes, novelas e séries, uma experiência única para os turistas. Os bares e restaurantes mais populares da região estão concentrados aqui, como a Cachaçaria Altemar Dutra, conhecida pelos seus ótimos drinks e pizzas saborosas. 

Chegue cedo para garantir uma mesa e prepare-se para um pouco de agitação após as 19h. Os preços podem ser um pouco mais altos, mas a experiência compensa.

Food Park da Praça

No bairro Nossa Senhora da Saúde, o Food Park da Praça é um espaço amplo com cerca de 25 food trucks, que oferece uma variedade incrível de opções gastronômicas. Entre os destaques estão o acarajé da Maria, além do açaí e os lanches que são imperdíveis. Tudo isso por um preço mais acessível.

Além disso, o local também tem um palco para eventos culturais, academia, espaços para aulas de capoeira, zumba e fitdance, e até um mini parque para crianças. Por lá estão disponíveis banheiros públicos, Wi-Fi e estacionamento.

Cânions do Rio São Francisco onde fica, passeio e pousadas

Como já mencionamos, os Cânions do Rio São Francisco são formados por paredões que cortam as águas do Velho Chico. Ele é considerado o quinto maior cânion navegável do mundo. Ou seja, é um passeio que ninguém pode abrir mão ao chegar nessa região.

O lugar pode ser visitado por meio de duas localizações, Piranhas é uma delas, localizada no sertão de Alagoas. São 280 km de distância da capital Maceió. Quem escolhe ir por Sergipe, a viagem é mais curta. Um total de 215 km até Canindé de São Francisco, que fica na outra margem do rio.

Roteiro pelos Cânions

Para facilitar a sua vida, separamos algumas dicas fundamentais para aproveitar tudo por lá. Começando pela melhor época do ano para conhecer a localidade, que é durante o período de seca. Ele se estende de agosto até março.

Os meses mais chuvosos da região são de abril até junho. Tire pelo menos 5 dias das suas férias para desbravar o lugar.

E qual a diferença entre os Cânions do Xingó e Cânions do Rio São Francisco? São apenas os pontos de apoio, Restaurante Karrancas e Restaurante Castanho. A visitação pode ser através de lancha ou passeio de catamarã. 

alt="cânions do rio são francisco"
Passeio pelos Cânions do Velho Chico – Foto: Reprodução Internet

O passeio disponibilizado pela Conheça Piranhas dura aproximadamente 3 horas e custa R$ 135 reais por pessoa. Estão inclusos: passeio náutico e parada para banho e, piscinas naturais. Não esqueça de levar protetor solar, traje de banho, toalha e o celular carregado para conseguir tirar muitas fotos.

São 3 pontos de embarques disponíveis: o restaurante Karrancas, que fica perto da prainha da cidade de Canindé de São Francisco; a Praia da Dulce, que fica em Olho d’Água do casado, o Portal dos Cânions; e o restaurante Castanho, que fica em Delmiro Gouveia.

Onde comer nos cânions do Rio São Francisco

Se você for visitar qualquer região e não aproveitar da gastronomia, está visitando errado. Por isso é que trouxemos detalhes das duas opções mais famosas da região. Assim você pode se planejar e desfrutar de muita comida boa e bebidas refrescantes.

Restaurante Karrancas

Se você quer apreciar deliciosos frutos-do-mar e comidas nordestinas, não pode deixar de aproveitar os pratos do Restaurante Karrancas. O cardápio também conta com drinks e você precisa fazer a reserva com antecedência. 

A localidade conta com acessibilidade e está pronto para receber todos os turistas.

alt="cânions do rio são francisco"
Restaurante Karrancas – Foto: Acervo Pessoal

Restaurante Castanho

Quem vai visitar os Cânions do Rio São Francisco não pode deixar de conhecer esse lugar. O Restaurante Castanho conta com a tradicional comida nordestina. São muitas opções de pratos no cardápio e os turistas ainda contam com música ambiente.

alt="cânions do rio são francisco"
Imagem aérea do Restaurante Ecológico Castanho – Foto: Acervo Pessoal

Pousadas em Piranhas: onde ficar para conhecer os cânions do Rio São Francisco

Piranhas possui ótimas opções de hotéis e pousadas para ficar hospedado. Um dos locais mais recomendados são os que ficam próximos ao centro histórico. Tanto pela facilidade do acesso quanto pelas alternativas de passeios.

Alguns dos hotéis e pousadas que recomendamos são:

Hotéis

  • Pedra do Sino Hotel
  • Dunen Hotel
  • Aconchego do Velho Chico
  • Hotel São Francisco
  • Hotel Reserva do Xingó
  • Xingó Parque Hotel

Pousadas

  • Encanto dos Canyons
  • Porto de Piranhas
  • O canto
  • Lua Rosa
  • Lampião Centro Histórico
  • Sol Nascente

Por fim, para tirar todas as suas dúvidas, entre em contato com a Conheça Piranhas e escolha as melhores opções para fazer o seu turismo. Dispomos de passeios e hospedagem para garantir a máxima qualidade na sua estadia. Temos certeza que você vai se apaixonar pelas maravilhas dos Cânions do Rio São Francisco.

Picture of Conheça Piranhas

Conheça Piranhas

Deixe Piranhas conhecer você!

Compartilhe nas mídias:
Facebook
Email
WhatsApp

Menu

Abrir bate-papo
Bem-vindo à Conheça Piranhas! 🚤🌅

Pronto para uma experiência incrível? Fale com a gente no WhatsApp e planeje seu passeio! 📲