Explore a Usina Hidrelétrica de Xingó, uma das maiores obras de engenharia do Brasil, e veja como ela transformou a paisagem e a vida na região do Rio São Francisco.
A construção da Usina de Xingó começou na década de 1980 e foi concluída em 1994. Com uma capacidade instalada de mais de 3.000 MW, a usina desempenha um papel vital na geração de energia para o Brasil e foi um marco no desenvolvimento da região.
Além de sua função energética, a usina foi responsável por melhorias na infraestrutura local, criação de empregos e o desenvolvimento do turismo, especialmente nos Cânions do São Francisco, que se tornaram uma atração turística de renome internacional.
A construção da usina elevou o nível do Rio São Francisco, inundando vales e criando os impressionantes cânions que são agora uma das maiores atrações naturais do Brasil. Essa transformação deu nova vida à região, impulsionando o turismo e a economia local.
A usina oferece visitas guiadas onde os turistas podem aprender sobre sua operação, importância histórica e impacto ambiental, além de apreciar as vistas panorâmicas do Rio São Francisco.