O que é rapel e como praticar? (bônus: os Cânions de Xingó são perfeitos para praticar esse esporte)

alt="o que é rapel"

Se você curte a ideia de sair da rotina e aproveitar uma boa aventura na natureza, está na hora de saber o que é rapel e como praticar esse esporte tão incrível.

Praticado no alto de penhascos, cachoeiras e paredões rochosos, trata-se de uma técnica vertical de descida, onde a segurança é garantida por meio de um sistema de cordas e freios.

Parece assustador, né?

Mas, na verdade, o rapel é um dos esportes mais praticados para quem ama desafiar os próprios limites e superar os medos, sem falar nas maravilhosas paisagens que surgirão de um ângulo 100% diferente e exclusivo.

E mais: com seus paredões de mais de até 50 metros sobre as águas cristalinas do rio São Francisco, os Cânions do Xingó são o destino perfeito para se entregar a essa experiência inesquecível. Siga em frente e saiba mais!

alt="o que é rapel"
Cidade de Piranhas, banhada pelo Velho Chico e ideal para prática de rapel – Foto: acervo pessoal

O que é rapel: o esporte queridinho dos amantes da natureza

Até mesmo quem não sabe o que é rapel já ouviu falar no alpinismo e seus grandes nomes, como o italiano Reinhold Messner e o brasileiro Waldemar Niclevicz: utilizando as mesmas técnicas e equipamentos do alpinismo, o rapel se diferencia por ser uma prática vertical de descida.

Mas e, na prática, você sabe como isso funciona?

A proposta é bem simples: pendurado numa corda e portando um capacete, a missão do rapelista é controlar a velocidade de descida com a ajuda de um sistema de freios.

Diversos destinos contam com instrutores para a modalidade: se você busca uma maneira divertida e emocionante de se conectar com a natureza, o rapel é definitivamente uma opção a ser considerada!

Agora que você já sabe o que é rapel, conheça os Cânions do Xingó

Tão importante quanto saber o que é rapel e como esse esporte pode ser praticado é, de fato, saber onde praticar. Então conta para a gente: você conhece algum destino que parece ter sido criado especialmente para a prática de rapel?

Pois é, esse destino existe e se chama Cânions do Xingó: um conjunto de falésias coloridas de até 50 metros que compõem, junto às águas do Velho Chico, um dos 5 maiores cânions navegáveis do mundo.

Localizados na divisa entre Alagoas e Sergipe, a formação sedimentar de milhões de anos oferece os mais divertidos passeios de barco, trilhas ecológicas e uma vista mais deslumbrante que a outra (com destaque para o pôr do sol nos famosos Cânions Dourados!).

alt="o que é rapel"
Rapel vem atraindo cada vez mais praticantes – Foto: reprodução internet

Desfrute dos passeios de barco nos cânions do Xingó. Além do rapel, os passeios de lancha e catamarã são uma ótima maneira de explorar a beleza natural desta região: você ficará deslumbrado com a atmosfera de paz, serenidade e acolhimento que só uma viagem pelo rio São Francisco pode oferecer.

Então depois de decidir onde ficar hospedado na cidade de Piranhas, é hora de partir até o atracadouro e se jogar nessa aventura: seja a bordo de uma lancha ou catamarã, a deslumbrante paisagem dos cânions ficará para sempre guardada na sua memória!

Mais que isso: depois de dar aquela merecida pausa para um mergulho no Velho Chico, você ainda pode atravessar a grandiosa formação de rochas que, refletindo o brilho das águas cristalinas, compõem o verdadeiro ponto alto do passeio, mais conhecido como a Gruta do Talhado.

Chegamos ao final do post e esperamos que tenha compreendido o que é rapel e como essa modalidade pode ser praticada nos deslumbrantes Cânions do Xingó: a oportunidade que você precisava para sair da rotina e curtir um passeio 100% conectado à natureza!

Quer saber mais? Então confira nosso post com os 5 motivos para conhecer Piranhas.

Picture of Conheça Piranhas

Conheça Piranhas

Deixe Piranhas conhecer você!

Compartilhe nas mídias:
Facebook
Email
WhatsApp

Menu

Abrir bate-papo
Bem-vindo à Conheça Piranhas! 🚤🌅

Pronto para uma experiência incrível? Fale com a gente no WhatsApp e planeje seu passeio! 📲