Cangaço brasileiro: O que Piranhas tem a ensinar?

alt="cangaço brasileiro"

Um destino ideal para quem é fã do cangaço brasileiro, a cidade de Piranhas foi palco de importantes episódios liderados por Lampião e o bando que, na primeira metade do século XX, deixou de cabelos em pé até mesmo o presidente Getúlio Vargas.

Isso sem falar nas trilhas, passeios de barco e escaladas nos cânions, que tornam a região perfeita se você curte um passeio histórico rico em aventuras na natureza. Demais, hein?!

Então prepare as suas malas, pois chegou a hora de descobrir o que a famosa Lapinha do Sertão tem a te ensinar sobre o cangaço brasileiro. Continue a leitura para saber mais!

Cangaço Brasileiro: o que podemos aprender na cidade de Piranhas

Foi entre 1920 e 1940 que o Nordeste testemunhou (de olhos arregalados!) o cangaço brasileiro chegar ao seu absoluto auge: desafiando as maiores autoridades do país, os cangaceiros dividiam opiniões entre quem os amava e quem os temia.

Mais que isso: sob o comando de Lampião, o maior bando da história nacional chegou a ser matéria até mesmo no The New York Times, onde o Rei do Cangaço foi considerado um dos homens mais sanguinários de todo o Ocidente.

alt="cangaço brasileiro"
Cangaço brasileiro: o que a cidade de Piranhas tem a ensinar sobre isso?? – Foto: Reprodução

Esse título certamente não é para poucos, não acha?!

Mas e aí? Onde entra a importância da Lapinha do Sertão nessa história?

De incríveis museus a emocionantes trilhas, a região de Piranhas e seu entorno está repleta de atrativos que nos permitem não só voltar no tempo, mas também vivenciar algumas das cenas mais marcantes do cangaço.

Confira alguns destes locais a seguir:

Museu do Sertão: a máquina do tempo para o cangaço brasileiro

Localizado no Centro Histórico de Piranhas, o Museu do Sertão exibe artefatos, fotografias e documentos escritos pelo próprio Rei do Cangaço Brasileiro, além do acervo que conta a história do rio São Francisco, da cultura sertaneja e da estrada de ferro Paulo Afonso.

Um dos principais atrativos em sua viagem para Piranhas, o Museu do Sertão fará você voltar no tempo e imergir na história da cidade oficializada, pelo como Patrimônio Histórico Nacional pelo IPHAN.

Rota do Cangaço: a trilha que conta a história do cangaço brasileiro

Um passeio imperdível no seu roteiro em Piranhas, a Rota do Cangaço começa no atracadouro da cidade, de onde se partem lanchas e catamarãs com duas opções de destino: o Cangaço Eco Park e o Espaço Angicos.

Ambos espaços oferecem trilhas com destino à Grota do Angico, local da morte de Lampião e Maria Bonita na emboscada da Polícia Volante, situado no município de Poço Redondo (SE).

No Palácio Dom Pedro II, o momento mais trágico do cangaço brasileiro

Foi na escadaria da atual sede da Prefeitura que as cabeças de Lampião, Maria Bonita e mais 11 cangaceiros foram expostas, em 1937, após o Massacre de Angico (a icônica fotografia desse momento você encontra no Museu do Sertão!).

Para além do cangaço brasileiro, um verdadeiro baú de histórias…

Além de ser um destino obrigatório para quem curte a história do cangaço brasileiro, a região de Piranhas e seu entorno foi palco de diversos outros acontecimentos essenciais na história do Nordeste e do Brasil.

A começar pela visita do imperador Dom Pedro II, que apelidou carinhosamente a cidade como a “Lapinha do Sertão”: realizado no século XIX, o percurso do monarca e sua comitiva pelo rio São Francisco pode ser realizado de bike no passeio Caminhos do Imperador, um dos mais percursos cicloturisticos mais populares do Nordeste.

Isso sem falar na grandiosa campanha de salvamento arqueológico entre 1988 e 1997, responsável pelo acervo com mais de 50 mil itens no Museu de Arqueologia do Xingó (a cerca de 12 minutos de Piranhas, em Canindé do São Francisco).

Com fósseis, pinturas rupestres, artefatos e esqueletos humanos da pré-história, o edifício próximo à Usina Hidrelétrica de Xingó é referência nacional em pesquisa e arqueologia, com uma infraestrutura que mais se assemelha a um verdadeiro túnel do tempo.

Para quem é apaixonado pelo cangaço brasileiro e curte aquele passeio riquíssimo em histórias, visitar Piranhas sem dúvidas é o melhor que você pode fazer nas suas próximas férias.

Picture of Conheça Piranhas

Conheça Piranhas

Deixe Piranhas conhecer você!

Compartilhe nas mídias:
Facebook
Email
WhatsApp

Menu

Abrir bate-papo
Bem-vindo à Conheça Piranhas! 🚤🌅

Pronto para uma experiência incrível? Fale com a gente no WhatsApp e planeje seu passeio! 📲