Caminhos do Imperador: em Alagoas, o mais incrível passeio ciclístico da sua vida!

alt="caminhos do imperador"

O post de hoje é dedicado aos Caminhos do Imperador, um dos roteiros ciclo turísticos mais inusitados e, por essa razão, famoso entre os turistas.

Afinal, você já se imaginou pedalando 300 km de trilhas históricas percorridas no Baixo São Francisco por Dom Pedro II?

Mais que isso: imagina poder juntar os amigos e conhecer, num único percurso de bicicleta, alguns dos maiores destinos turísticos do Nordeste e do Brasil??

Então prepare os pneus e a marcha, pois o passeio Caminhos do Imperador pode se tornar uma das maiores aventuras da sua vida: continue a leitura, você não vai se arrepender!

Começando por Penedo (AL), o passeio Caminhos do Imperador promete um mergulho na história

Uma aventura ideal para quem ama um pouco de história e natureza, o passeio de bike Caminhos do Imperador refaz o trajeto de Dom Pedro pelo Baixo São Francisco em outubro de 1859, expedição detalhadamente registrada em seu diário e publicada no livro ¨Viagem às províncias do Norte do Brasil¨.

O percurso foi originalmente feito nas águas do Velho Chico até Piranhas, de onde o Imperador e sua comitiva terminaram a viagem pelo rio São Francisco e partiram de cavalo rumo à cidade de Paulo Afonso (BA), inspirando o desenho da rota ciclo turística de 300 km!

Em nada menos que 4 dias, o tour percorre diversas cidades à margem do rio São Francisco pelo lado alagoano:

Guiados por historiadores, os ciclistas podem tirar suas fotos nas placas “Caminhos do Imperador” e aproveitar atrações históricas que vão desde os Paços Imperiais até o Cristo Redentor em Pão de Açúcar.

E mais: com incríveis vistas dos Cânions do São Francisco, da Usina Angiquinho (Delmiro Gouveia) e da vegetação preservada, cada caloria perdida nesse percurso é compensada pelas paisagens de tirar o fôlego!

Então sem mais delongas, confira o trajeto a seguir:

1. De Penedo a Porto Real do Colégio: o começo dos Caminhos do Imperador

Em uma viagem de pedal pelos Caminhos do Imperador, a ideia é apreciar e aprender com a história dos locais por onde se passa, a começar por Penedo: a cidade ribeirinha às margens do rio São Francisco que encantou Dom Pedro II.

Saindo de Penedo, os primeiros trechos são razoavelmente planos e atravessam povoados onde você encontra água e lanches rápidos: a primeira parada é na cidade de Propriá, em Sergipe, que oferece ótimas opções de refeições e acomodação. O passeio segue até Porto Real do Colégio.

2. De Porto Real do Colégio a Traipú: o segundo trecho dos Caminhos do Imperador

Em 1859, D. Pedro II mencionou a presença de descendentes de índios em Porto Real do Colégio, trazendo arcos e cocares de penas: no segundo trecho do Caminhos do Imperador você notará que essa descendência foi preservada até hoje.

Com elevações, curvas rápidas e uma certa dose de adrenalina, esse local apresenta uma vegetação mais rasteira com pedras ao longo do caminho: em um dos trechos, você atravessará um pequeno rio até Traipú com o auxílio de uma canoa motorizada.

3. Continue os Caminhos do Imperador de Traipú a Pão de Açúcar

D. Pedro II descreveu em seu diário um passeio às lagoas em Traipu, e a beleza natural da região pode ser sentida até hoje:

Ao sair de Traipu em direção a Pão de Açúcar, você observa uma paisagem exuberante nos Caminhos do São Francisco, formada por cactos, cana, mangueiras e umbuzeiros.

Você também se depara, nesse caminho, com diversas vilas nas margens do rio São Francisco, como Entremontes (famosa pelos seus incríveis bordados artesanais!) e a Ilha do Ferro, conhecida por suas rendas e esculturas em madeira que super valem a sua visita!

4, De Pão de Açúcar a Piranhas

Partindo de Pão de Açúcar e chegando em Piranhas, você se depara com o fim dos Caminhos do Imperador, mas o início da aventura em um dos principais destinos turísticos do Nordeste.

Incrustada à beira de morros de pedra, a cidade carinhosamente apelidada de “Lapinha do Sertão” por Dom Pedro II esbanja uma excelente infraestrutura turística, e que ótima maneira de fechar o seu passeio com chave de ouro:

Além dos cânions do Xingó e do passeio até a Grota do Angico, o que não faltam são opções de onde comer em Piranhas, com restaurantes como o Nalva Cozinha Autoral e a Cachaçaria Altemar Dutra entre os melhores destinos culinários!

E aí? Curtiu conhecer o passeio Caminhos do Imperador? Você faria um trajeto tão longo de bicicleta? E que tal partir nessa aventura e deixar Piranhas conhecer você?

Saiba mais no nosso post com todos os motivos para conhecer Piranhas. Nos vemos lá!

Picture of Conheça Piranhas

Conheça Piranhas

Deixe Piranhas conhecer você!

Compartilhe nas mídias:
Facebook
Email
WhatsApp

Menu

Abrir bate-papo
Bem-vindo à Conheça Piranhas! 🚤🌅

Pronto para uma experiência incrível? Fale com a gente no WhatsApp e planeje seu passeio! 📲