Rio São Francisco: o guia completo para montar o melhor roteiro de viagem

alt=

Neste post, você saberá tudo que precisa para montar o seu roteiro de viagem pelo rio São Francisco!

Bem… como já deve ser de seu conhecimento, esse, que é um dos maiores e mais importantes cursos d’água na América do Sul, atrai milhares de turistas todos os anos, e o motivo vai muito além dos seus 2.700 km de extensão!

Afinal, ele é historicamente conhecido por abastecer as populações nordestinas que ocuparam o entorno, criando espaços ricos em cultura e história que enfeitam as suas belíssimas paisagens naturais.

E aí? Bateu aquela vontade de conhecer uma parte desses incríveis atrativos?

Então prepare o papel e a caneta, pois criamos a seguir um guia completo para você montar um maravilhoso roteiro de viagem pelo rio São Francisco.

Roteiro de viagem pelo Rio São Francisco: 1º dia Piranhas

Oficialmente reconhecida com Patrimônio Histórico Nacional, a cidade de Piranhas (AL) se estende pelas margens do Velho Chico com seus casarões em estilo colonial, trazendo uma experiência acolhedora que merece estar no seu roteiro de viagem pelo rio São Francisco!

O local, carinhosamente apelidado de “Lapinha do Sertão” por Dom Pedro II, conta com hotéis de excelência que são altamente disputados entre os turistas, ávidos por passar uma noite de descanso nos restaurantes e bares que animam a paisagem entre morros.

alt="roteiro de viagem pelo rio são francisco"
Piranhas é o ponto de partida para quem quer conhecer o Rio São Francisco – Foto: reprodução

Durante o dia, a sugestão fica por conta de trilhas como a do Rio Capiá, da Via Férrea, da Pedra do Sino e do Mirante do Talhado!

Isso sem falar, é claro, do próprio Centro Histórico de Piranhas, com seus museus, casarios coloridos e ruas de paralelepípedo que proporcionam aquele descanso no fim da tarde, com sua atmosfera agradável e nostálgica que não esconde a riqueza cultural e histórica do local.

2º dia: Cânions do Xingó

Começando em Piranhas, a segunda atração do roteiro de viagem pelo rio São Francisco tem algumas opções de embarque a primeira vai até Canindé de São Francisco, onde você pode desembarcar para uma refeição no famoso restaurante Karrancas. A segunda seria na prainha da Dulce em Olho D’Água do Casado, onde você terá o prazer de conhecer a reserva ecológica do Restaurante Castanho.

alt="roteiro de viagem pelo rio são francisco"
Passeio pelos Cânions do Xingó é uma das atrações de Piranhas – Foto: acervo pessoal

E o que torna esse passeio tão especial é a gigantesca estrutura de paredões areníticos ao longo das margens, com destaque para a Gruta do Talhado, onde você pode aproveitar a paisagem deslumbrante e explorar alguns “cantinhos” mais secretos e inacessíveis.

3º dia: Rota do Cangaço

Saindo do cais de Piranhas, você pode pegar um catamarã para o Cangaço Eco Parque, ou para o Espaço Angicos, para fazer uma trilha até a Gruta da Angico, onde Lampião e parte de seu bando foram pegos e mortos.

alt="roteiro de viagem pelo rio são francisco"
Rota do Cangaço: atração de turismo na região do São Francisco – Foto: reprodução

O caminho é tranquilo para quem não está acostumado a caminhadas, já que você fará pausas nos locais mais importantes para ouvir algumas histórias e aventuras do famoso (e controverso!) Rei do Cangaço.

4º dia: Usina hidrelétrica do Xingó

Saindo de Piranhas, você pode ainda visitar a Usina Hidrelétrica do Xingó, onde é possível conhecer de perto o processo de geração de energia elétrica por uma das usinas mais importantes do Nordeste.

alt="roteiro de viagem pelo rio são francisco"
Usina Hidrelétrica de Xingó: passeio turístico em Alagoas – Foto: reprodução

Sem dúvidas, um momento fundamental para quem é curioso e curte ter bons aprendizados ao longo dos passeios!

Viu o quão incrível pode ser o seu roteiro de viagem pelo rio São Francisco?

Então não deixe de adicionar os destinos acima no seu planejamento, e pode ter certeza de que sua experiência será incrível!

Picture of Conheça Piranhas

Conheça Piranhas

Deixe Piranhas conhecer você!

Compartilhe nas mídias:
Facebook
Email
WhatsApp

Menu

Abrir bate-papo
Bem-vindo à Conheça Piranhas! 🚤🌅

Pronto para uma experiência incrível? Fale com a gente no WhatsApp e planeje seu passeio! 📲