Às margens do rio São Francisco, a Reserva Ecológica do Castanho chama atenção com sua fantástica área de preservação ambiental e sítios arqueológicos de tirar o fôlego.
E não é à toa que se trata de um dos destinos mais visitados por quem busca aquele momento de paz e contemplação com uma pitada de aventura: sem dúvidas, um dos principais atrativos no Sertão de Alagoas!!
Quer descobrir o que torna a Reserva Ecológica do Castanho tão especial? Então continue a leitura e conheça um pouco mais sobre esse verdadeiro pedacinho de paraíso…
Por que visitar a Reserva Ecológica do Castanho?
Situada em Delmiro Gouveia (pouco mais de 30 minutos de Piranhas), a Reserva Ecológica do Castanho possui a maior área preservada de caatinga em Alagoas e é considerada o coração do Monumento Natural do São Francisco (MoNa): unidade de conservação que abrange Alagoas, Bahia e Sergipe.
Aqui você se depara com a exuberância do único bioma 100% brasileiro, e mais: além das maravilhosas trilhas, piscinas naturais e grutas com inscrições rupestres, você também pode ver de perto as mais incríveis espécies da fauna local, como o macaco-prego, a capivara e os mais exóticos répteis.
Roteiro de viagem na Reserva Ecológica do Castanho
O acesso à Reserva Ecológica do Castanho é controlado para evitar o estresse dos animais silvestres, então a primeira dica é fazer a sua reserva com antecedência, combinado?
Além disso, você tem duas ótimas opções para chegar ao local: através de uma estrada vicinal em Delmiro Gouveia, na AL 220, ou embarcando de catamarã em Olho d’Água do Casado, na Praia da Dulce.
Já as atrações incluem o passeio nos Cânions do Xingó até o riacho do Talhado, com direito àquele tão sonhado banho no Velho Chico e uma tarde inteira para trilhar até as grutas com pinturas rupestres de (pasme!) mais de 8 mil anos.
Isso sem falar na cinematográfica piscina de borda infinita beirando o imenso rio São Francisco, onde você pode tirar o seu descanso enquanto experimenta os deliciosos drinks do Restaurante Ecológico Castanho.
Merecido, não acha?!
E para tornar a experiência ainda mais inesquecível, o complexo de ecoturismo ainda conta com redes, trampolim e um pequeno museu com seu belíssimo acervo de fósseis, utensílios da pré-história e equipamentos dos primeiros colonos da região.
Restaurante Ecológico Castanho: um espetáculo gastronômico na Reserva Ecológica Castanho
E boa notícia para quem decidiu incluir o almoço no seu plano de reserva na Reserva Ecológica Castanho: o cardápio do restaurante é referência em culinária sertaneja, com porções generosas que se destacam pela qualidade.
Além da tradicional peixada de surubim, opções como o filé de tilápia ao molho de rapadura, o carneiro guisado, o feijão-verde com farofa e o bode assado são o carro-chefe do restaurante, além dos sucos naturais com frutas da estação e diversas sobremesas para fechar com chave de ouro!
Como surgiu a Reserva Ecológica Castanho?
Tão inusitado quanto as atrações da Reserva Ecológica Castanho foi o surgimento desse santuário natural a partir de 1994, quando a antiga fazenda – hoje com mais de um século de idade! – foi alagada na construção da Usina Hidrelétrica de Xingó.
E foi na busca por alternativas e em homenagem aos ancestrais dos proprietários – grandes defensores da natureza – que o complexo de ecoturismo ganhou seus primeiros contornos a partir de 1995, inaugurando o porto e o restaurante em 2012.
Hoje a Reserva Ecológica Castanho é um dos maiores destinos no roteiro de viagem pelo rio São Francisco e para quem está hospedado na histórica cidade de Piranhas, o principal destino de água doce do Nordeste!
Um verdadeiro local para se desligar um pouco da rotina, recuperar as energias e voltar ao mundo com mais disposição: assim podemos definir a Reserva Ecológica do Castanho, um destino obrigatório para quem ama o contato com a natureza!
E aí? Ficou animado para conhecer a região? Então clique no link e monte com a gente o seu roteiro em Piranhas!